sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Enem 2014: Mais de 9 mil gestantes participarão do exame.

Dados do Inep sinalizam crescimento de 38,4% em
relação ao total de grávidas inscritas na edição de 2013. 
De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 9.256 candidatas grávidas participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014.
Estudantes nesta condição receberão atendimento específico, cujo objetivo é assegurar acessibilidade e o direito à realização do exame às candidatas que já concluíram ou irão concluir o ensino médio.
Os dados oficiais apontam crescimento de 38,4% em relação ao total de gestantes inscritas no Enem 2013, ano em que 6.689 grávidas realizaram as provas. O índice também é maior se comparado à taxa de crescimento de 21% de candidatos inscritos no período de 2013-2014.
O pedido para atendimento específico foi solicitado durante o período de inscrição e contempla também lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar. Estão aí incluídos ainda os 62.396 sabatistas que, por convicção religiosa, guardam os sábados. As lactantes representam 13.882 participantes, já os idosos somam 1.303.
Atendimento especializado

O Enem irá também atender pedidos de atendimento especializado. A opção é destinada aos participantes com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdo-cegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (dificuldade ao calcular) ou outra condição especial.
Para melhor atender os estudantes haverá, em diversos locais do exame, sala de mais fácil acesso (para 15.115 participantes), prova superampliada (6.768) e auxílio para transcrição (6.328).
Enem 2014
Mais de 8,7 milhões de estudantes irão participar, entre os dias 8 e 9 de novembro, do exame. No primeiro dia, será aplicada a prova de ciências humanas e ciências da natureza e suas tecnologias. A prova vai durar 4h30.
Já no segundo dia de prova, os alunos responderão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática. A redação também será aplicada no dia 9. O tempo da prova será de 5h30.
O Enem de 2014 será realizado em 1.699 municípios. Nos dois dias de prova, os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília.
Saiba mais
A nota do Enem pode ser usada para participar de vários programas, entre eles o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; o ProUni, programa de acesso a universidades privadas, que disponibiliza bolsas em instituições particulares; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos. 
O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para concorrer a bolsas de intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário









Receber todas as atualizações através do Facebook. Basta curtir nossa FanPage.

?